3 passos importantes antes de financiar um imóvel!

Descobrir boas formas de se programar financeiramente para a compra de um imóvel é o principal desafio de quem sonha com a casa própria. O financiamento imobiliário tem representado uma solução interessante para quem não tem no momento da compra o valor inteiro do imóvel ou para quem deseja amortizar as parcelas. Mesmo com a crescente procura pelo financiamento, esse é um procedimento que ainda gera muitas dúvidas.

 

Planejamento e análise!

Ainda que o processo de compra de imóveis pareça tranqüilo no inicio, é necessário estar atento a alguns pontos antes de colocar em prática. Por esse motivo se informar em locais seguros e fazer um planejamento pessoal das finanças é fundamental para encontrar as melhores soluções para você.

É importante selecionar possíveis imóveis que caibam em seu orçamento para não ultrapassar o valor disponível e acabar se enrolando. Conhecer os tipos de financiamento também é importante para mensurar se as taxas de juros e as parcelas estão de acordo ao que você planejou!

 

Conte com a ajuda de um especialista!

Existem maneiras de simular um financiamento disponível em alguns bancos. Essa é uma boa forma de projetar suas condições financeiras para adquirir o imóvel escolhido. Para orientar tanto na busca pelo imóvel quanto aconselhar sobre as melhores maneiras de realizar o financiamento contar com a ajuda de um corretor é interessante, pois com a experiência na prática ele te fornecerá boas dicas e orientações.

Confira os simuladores das principais agências bancárias do Brasil: Caixa, Bradesco, Itaú.

 

Verifique a documentação necessária!

A documentação básica pode ser providenciada antes mesmo da ida ao banco, ainda assim alguns documentos são solicitados particularmente por cada instituição, portanto é necessário informar-se com detalhes. Independente de quando for dada a entrada no financiamento, providenciar a documentação com antecedência é uma maneira de otimizar o tempo e se preparar para eventualidades.

 

Verifique o comprometimento de sua renda!

O financiamento é um compromisso de longo prazo, por isso o ideal é que ele comprometa até 30% da sua renda mensal. Se optar por um imóvel na planta lembre-se de calcular seu gasto com a moradia atual, sejam os gastos mensais na casa própria ou o valor do aluguel que você pagará enquanto não recebe o seu imóvel planejado.

 

Com esses passos básicos, você conseguirá manter uma compra bem mais organizada e avaliar suas possibilidades e limites para evitar frustrações durante o processo.

Para contar com uma orientação personalizada você poderá entrar em contato com a Atual Imobiliária e obter uma consultoria completa sobre compra de imóveis segura!

Acompanhe mais dicas em nosso Facebook.

 

Escrito por Equipe Atual Imobiliária