5 passos importantes antes de comprar o primeiro imóvel.

A procura pela casa própria é um projeto que não sai de cena! Para 2017 esse sonho, para alguns, estará mais fácil de ser realizado com a redução da taxa de juros prevista. Ainda assim, independente da alta ou queda dos preços, adquirir um imóvel é um dos itens que está no topo de desejos dos brasileiros.

Sabemos que a falta de experiência é um fator que pode retrair ou gerar bastante dúvidas na hora de colocar o sonho em prática, por isso preparamos algumas dicas importantes para te ajudar a começar com o pé direito na negociação da sua casa.

Confira abaixo 5 passos essenciais  para iniciar a compra do seu primeiro imóvel sem dificuldades:

Defina o preço ideal!

Antes de sair procurando pelo imóvel ideal, é importante planejar-se. O primeiro passo é definir o valor que você pode e quer investir no imóvel. Nesse passo é importante lembrar que além do preço do imóvel, surgiram pequenos gastos com a documentação e decoração da casa, então, é muito importante estar preparado. Uma atitude que vai te ajudar é economiza por um tempo e garantir uma boa quantia na entrada, assim as demais parcelas se tornarão mais acessíveis.

Não economize tempo. Pesquise o máximo que puder!

Talvez você já tenha em mente o tipo de imóvel que se encaixa no seu perfil e já esteja decidido a encontrá-lo. Mas saiba que existem inúmeras opções disponíveis e que comparar os preços e benefícios é muito importante numa compra grande como a de um imóvel. Não se esqueça de contar com a ajuda de empresas qualificadas para intermediar as pesquisas e o processo de compra. Pesquisando em uma boa imobiliária, por exemplo, você terá um leque amplo de opções e um ótimo filtro para suas pesquisas!

Conte com a ajuda de uma imobiliária local!

Isso mesmo! Nada de sair por aí querendo encontrar bons negócios por conta própria, quando existem serviços especializados que podem contribuir com a sua negociação. Assim que começarem as pesquisas de imóveis, contate com uma imobiliária local. Elas divulgam imóveis assegurados, com uma boa variedade de modelos e preços e cuidam da contratação para você. Além disso, você receberá o auxilio de um corretor de imóveis que apresentará boas dicas e indicará o passo a passo na compra de um imóvel.

Verifique sua capacidade de pagamento!

As possibilidades de pagamento variam bastante, mas antes de tomar decisões fixas, procure repensar sua renda mensal para os próximos anos e tente fazer um teste por três meses, por exemplo, para atestar se o pagamento das parcelas será possível para você. Busque analisar a necessidade de solicitar um financiamento, utilizando benefícios como o FGTS, ou ainda, será possível simular um empréstimo para a quitação do imóvel. O importante é planejar e reconhecer a melhor opção para você.

Acumule o máximo de informações antes da decisão de compra!

Por mais incrível que o imóvel seja, obter o máximo de informações é extremamente importante antes da decisão. Lembre-se que uma compra grande como essa necessita ser bem avaliada para evitar grandes problemas depois de fechado o negócio. Procure se informar sobre localização, vizinhança, antigos moradores, estrutura da casa e faça uma decisão segura para não ter que conviver com conflitos depois.

Esses são passos básicos que te ajudarão a iniciar melhor sua compra e evitar transtornos no primeiro momento!

Nossas dicas te ajudaram? Se precisar de mais informações basta entrar em contato conosco. Você poderá acompanhar mais dicas sobre compra, venda e aluguel de imóveis em nosso Facebook e conhecer um pouco sobre nossa equipe em nosso Instagram!

Escrito por Equipe Atual Imobiliária