apartamento-mobiliado-4

Decorar um apartamento nunca é uma tarefa fácil. Uma hora você pode achar que o sofá está muito voltado para a varanda, outra que é melhor tirar aquela peça de decoração da mesinha de centro e por em uma bancada em outro lugar. E, algumas vezes, nem mesmo o Feng Shui ajuda a ter boas ideias. Também não é difícil encontrar apartamentos já mobiliados à venda. Mas será que é uma boa ideia?

Como tudo na vida, um imóvel mobiliado tem suas vantagens e desvantagens. E todas devem ser analisadas antes de qualquer coisa, seja se a quantidade de móveis atende a sua necessidade ou da sua família, se o estilo lhe agrada e até mesmo o preço. Listamos alguns pontos interessantes que podem te ajudar a fazer a melhor escolha.

Quanto isto custa no meu bolso?

Uma das principais pautas sobre o tema é o valor agregado em um imóvel mobiliado. Uns dizem que é mais caro, outros que não. Um apartamento pronto para morar pode ter um acréscimo de até 20% no valor final do imóvel, mas esta não é uma regra. E, para saber se é vantajoso optar por um, algumas dicas podem ser bem práticas: você pode visitar uma loja de móveis e eletrodomésticos e fazer a conta de quanto custaria se adquirisse a mobília em separado, ou convidar um designer de interiores para avaliar de o valor é justo para a mobília.

 

Leia também: Erros frequentes na primeira compra de imóveis

Prefiro o apartamento do meu jeito

Nem todo mundo gosta que alguém “dê pitaco” na decoração do seu apartamento. As vezes a ordem dos móveis pode ser bem bonita, mas uma coisinha ou outra já desagrada. Nestes casos, é preciso pensar se vale a pena comprar o apartamento com mobília e somente mudar os móveis de lugar, ou se prefere montar você mesmo a mobília. Mas, nessa segunda opção, é importante ver se o seu gosto harmoniza tão bem com o ambiente quanto o decorado.

Leia também: Passo a passo para organizar a mudança

Móvel conservado é lindo

Este é um quesito que se aplica mais para alugueis de imóveis mobiliados. Nesses casos, muitas pessoas podem já ter passado pelo apartamento ou casa, e nem todo mundo tem o mesmo cuidado com a mobília. A avaliação, nessas situações, deve ser ainda mais minuciosa. Os proprietários costumam criar cláusulas nos contratos para apartamentos mobiliados, exigindo que os residentes cuidem bem da mobília e dos eletrodomésticos.

Leia também: Como vender meu imóvel mais rápido?

Conclusão

Decoração é algo bem pessoal. Tem quem goste de móveis exclusivos e também quem não se importe muito em adquirir um sofá mais em conta em uma loja de móveis. O que deve ser relevante na escolha é seu gosto e a harmonia do ambiente. Agora é botar tudo na ponta do lápis e fazer a melhor escolha para o momento.

Referências:

Nuroa

Zappro

Ciber Dúvidas

Escrito por Equipe Atual Imobiliária