A dúvida entre morar em uma casa ou apartamento preocupa muita gente e ao contrário do que algumas pessoas podem pensar essa decisão não é de questão unicamente financeira.

Casas e apartamentos foram pensados para diferentes perfis de moradores e analisar a preferência e objetivo é fundamental para acertar na escolha.

Essa é uma escolha muito pessoal, no entanto, a análise de alguns fatores pode pesar na decisão.

 

CASA PARA QUEM DESEJA CONFORTO

casa-ou-apartamento-comprar-casa

Um dos planos e sonhos muito comuns entre os brasileiros é o de adquirir a casa própria. Para ter segurança em um local, para a estabilidade e conforto da família, para alugar, receber amigos, entre outros objetivos.

  • Espaço mais amplo

Não é uma regra, mas em maioria casas tendem a possuir uma estrutura maior. Além do layout interno mais espaçoso, a presença de varandas e quintais deixam o ambiente maior e proporcionam a sensação de liberdade.

  • Animais de estimação

Embora alguns apartamentos permitam a entrada e convivência de animais, é muito mais fácil e confortável criar um pet em uma dependência onde ele possa sair para passear ou tomar sol, sem incomodar a vizinhança. Animais de estimação dificilmente são aceitos em apartamentos pela estrutura física pela convivência social mais próxima, a menor ventilação e áreas de convivência, etc.

  • Mais liberdade

Em uma casa as principais regras de convivência são suas. Claro que é necessário respeitar as normas da rua, bairro ou condomínio em que reside, mas até a estrutura do local tem total domínio do proprietário que poderá utilizá-las para uma festa, por exemplo, sem ter que comunicar ao síndico.

 

APARTAMENTO PARA QUEM QUER PRATICIDADE

casa-ou-apartamento-comprar-apartamento

A rotina em um apartamento é ideal para pessoas que buscam praticidade e não se incomodam com regras. A procura por apartamentos tem crescido pelo valor relativamente mais baixo e pelas maiores possibilidades de escolha em tamanho, modelo, localização, etc.

  • Garantias

Embora a taxa de condomínio represente um gasto a mais, a segurança e atualização constante de estrutura do seu prédio estará garantida. As questões burocráticas e reparos técnicos como mudança na fachada, reformas e construções, reparos na rede elétrica serão realizados pela administração do prédio.

  • Segurança

Para quem deseja viver com tranquilidade ou passa muito tempo fora de casa, adquirir um apartamento é uma opção mais segura. Além de ter uma equipe de segurança e portaria que filtra os acessos ao prédio, a vizinhança estará mantendo o local sempre movimentado, já que estarão a uma porta ou andar de distância.

  • Localização

É bem mais fácil encontrar um apartamento em localização privilegiada que uma casa. As construtoras tem investido cada vez mais na construção de prédios pela economia de espaço que eles proporcionam. Assim fica mais fácil aproveitar terrenos localizados geralmente em centros, zonas comerciais ou próximos a importantes pontos de referência na cidade.

 

Não dá para categorizar qual das escolhas é a melhor até que cada pessoa mensure sua renda disponível, seus objetivos presentes e futuros, seus gostos e todos os fatores que envolvem uma mudança de lar. Portanto, avaliar as características de cada tipo, aliadas a sua necessidade é que vai resultar na escolha certa.


 

A escolha do imóvel ideal para você fica ainda mais fácil com a ajuda de especialistas nos assunto. O apoio e indicações de um Corretor de Imóveis credenciado irá deixar claro todo o processo de compra e facilitar a parte burocrática.

atual-imobiliaria-site-imoveis

Clique e fale com um corretor.

Escrito por Equipe Atual Imobiliária