Mexer com reformas ou construções não é fácil. Saber como lidar com o material que utiliza e de que é feito é importante para reformas e construções. Cada ambiente pede um tipo de material diferente. Você não pode, por exemplo, usar o mesmo tipo de porcelanato ou cerâmica em toda a casa. Afinal, você sabe a diferença entre os dois?

Origem do porcelanato

O porcelanato foi criado na Itália na década de 80 e começou a ser produzido no Brasil na década de 90 mais precisamente em 1995. O material é resultado da mistura de porcelana com diversos outros materiais aquecidos à mais de 1200ºC. Sua principal característica é a resistência.

Origem da cerâmica

Já a cerâmica muito mais antiga. Surgiu na Idade da Pedra, em 25.000 a.C. Tem como principal matéria-prima a argila. A chamada “cerâmica tradicional” é a mais utilizada em decorações. Ladrilhos, azulejos e até vasos e tijolos fazem parte desta categoria.

Um sobrepõe outro?

Deve ser levado em conta o ambiente onde cada material será instalado. Qual a decoração que você quer para o lugar? Após isto, decida em quais lugares serão instalados cerâmica e em que lugares serão instalados o porcelanato.

Alguns Tipos de porcelanato e cerâmica

Cerâmica monoporosa

Especialmente desenvolvida para o uso em paredes, devido a sua absorção de água. É ideal para quem quer criar um ambiente sofisticado e delicado.

Cerâmica esmaltada

Os revestimentos cerâmicos são conhecidos pela sua durabilidade e praticidade. A impressão HD valoriza ainda mais suas cores e oferece mais opções para decorações superficiais da peça.

Porcelanato natural

 

Conhecido também como porcelanato técnico por alguns. É a categoria com menos etapas produtivas. Bastante resistente a produtos químicos e desgaste. Recomendado para ser aplicado em locais com uma circulação grande de pessoas, como espaços públicos e residenciais.

Porcelanato polido

Material resistente e bonito. Tem um brilho único, resultado da combinação do polimento e da camada protetora que recebe durante a sua fabricação.

Como escolher uma peça que dure no ambiente

Para que dure por um longo tempo a escolha deve ser feita se adequando ao local onde a cerâmica ou o porcelanato será utilizado. Locais com maior circulação de pessoas e áreas externas precisam de maior resistência.

Pegue dicas com especialistas

Arquitetos e engenheiros conhecem profissionais que tenham experiência nos serviços de instalação destes materiais. Consulta-los antes de iniciar a reforma ou decoração do ambiente é interessante.

O porcelanato e a cerâmica são ótimas opções para quem está construindo ou reformando. Sabendo usar nos lugares certos, sua casa vai ficar ainda mais sofisticada. Não tenha medo da mudança. Com um bom investimento e um bom profissional, você pode dar uma repaginada no visual do seu lar.

Referências:

Cerâmica Elizabeth

Cerbras

Tropo Bella

Casa Abril

Escrito por Equipe Atual Imobiliária