FGTS Saiba quem tem direito e como utilizá-lo na compra da casa própria!

A Caixa Econômica Federal anunciou na última semana, dia 14 de fevereiro, o calendário de liberação do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, o FGTS. Neste ano tem direito ao recurso, trabalhadores com carteira assinada até 31 de dezembro de 2015. Cada emprego possui uma conta de FGTS, mas contas atuais ou após 2015 não estão ativas para o recebimento do benefício.

O FGTS pode ser um importante aliado na compra de imóveis. O benefício pode ser utilizado para o pagamento completo da casa própria, para amortização do valor, ou para o pagamentode parte das prestações.

Cerca de 30 milhões de pessoas têm direito a sacar o benefício e é necessário que o cidadão consulte se poderá sacar no canal oficial da Caixa Econômica.

Como consultar meu saldo?

O saldo do FGTS deve ser consultado através do site da Caixa. Cada trabalhador que possui carteira assinada tem uma conta inativa de FGTS, e essa conta pode ser consultada utilizando o número do PIS e a senha, que deve ser cadastrada numa agência da Caixa.

Ao logar na plataforma , o trabalhador encontrará informações sobre suas contas na aba extratos, onde ele poderá consultar número da carteira de trabalho, da conta do FGTS, movimentações realizadas e atual situação. Neste item você deverá verificar a presença de um “I”, isso quer dizer que a conta está inativa e o valor poderá ser sacado. Se ao invés disso, estiver marcado um “A” significa que a conta está ativa e não há saldo disponível.

Como posso sacar meu FGTS?

Antes de pensar no saque é importante consultar o calendário oficial da Caixa Econômica. O período para a retirada do benefício é designado de acordo ao mês de nascimento de cada pessoa.

Confira o calendário oficial no site da Caixa!

Se o valor estiver realmente depositado na conta inativa do FGTS, você poderá sacá-lo em qualquer lugar do Brasil, sem precisar necessariamente trabalhar ou residir na cidade em  questão.

 

Utilizando o benefício para financiar imóveis!

Para financiar a casa própria com o benefício é necessário seguir alguns passos e verificar se o investimento é possível.

  1. Consulte seu saldo: Consultar o saldo é o primeiro passo para designar o valor que será possível gastar e se poderá financiar o imóvel por completo ou amortizar o valor!
  1. Prepare a documentação: Separe toda a sua documentação e apresente na sua Agência Caixa ou no Caixa Aqui mais próximo de você
  1. Aguarde: Aguarde a avaliação da caixa. A documentação será consultada e caso aprovada você poderá utilizar o benefício.

 

Confira abaixo a lista de documentos necessários para realizar o financiamento:

  • Documento de identidade oficial;
  • Extrato da conta vinculada ao FGTS;
  • Carteira de trabalho;
  • Declaração do órgão gestor da mão de obra ou sindicato para trabalhadores avulsos;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF);
  • Se o trabalhador for casado, apresentar DIRPF de ambos os cônjuges.

 

O FGTS é uma maneira segura e prática para quem deseja investir num imóvel novo. Ele oferece boas oportunidade de abater o valor e garantir a casa própria sem comprometer tanto sua renda mensal. Antes converse conosco para saber o que é realmente necessário e conhecer as melhores opções de imóveis para você.

Ligue para 753622-0022 e marque com um corretor!

Escrito por Equipe Atual Imobiliária