casa-segura-fim-de-ano-feira-de-santana

Com as comemoração do fim de ano, surge uma preocupação comum para quem costuma ou planejou viajar no período. Como proteger a casa para viajar tranquilo. O lar é o lugar emocionalmente mais seguro para as pessoas, no entanto, especialmente em épocas de movimento intenso, onde as pessoas estarão distraídas com festas e viagens, todos ficam suscetíveis a assaltos e invasões.

O que fazer para evitar o problema?

Evitar as saídas e viagens não precisa ser a principal opção. Esse é um medo que rodeia muita gente e ficar em casa nem sempre é uma forma de livrar-se dos assaltos. Obviamente uma casa sem cuidadores estará mais suscetível a esse tipo de ação e alguns truques podem ser bastante úteis para driblar a ação de invasores.

Mantenha a boa iluminação do ambiente

casa-seguranca-fim-de-ano Casas escuras e entradas pouco visíveis são atrativos para invasores. A ideia é fazer parecer que a casa esta habitada, então se tem um jardim ou arbustos na entrada, deixe tudo limpo, regado e bem cortado antes da viagem. Pelo menos algum cômodo deve ficar iluminado, vale instalar sensores para acender sempre ao anoitecer, ou mesmo os sensores de presença, assim se alguém se aproximar a iluminação será acionada.

Reforce mecanismos de segurança

mecanismos-de-seguranca-feira-de-semana Já pensou em ter um cão de guarda? Esse pode ser um bom momento para quem já pensa na ideia. Mas se um animal não é possível, câmeras de segurança, cercas elétricas e equipamentos visíveis ajudam a espantar invasores que buscam por facilidade e costumam evitar locais do tipo. Para garantir ainda mais, sistemas sonoros são ótimos aliados também, alarmes nas portas e portões assustam, chama a atenção da vizinhança e acionam a central de segurança responsável.

Reforço para portas e janelas

mecanismos-de-seguranca-fim-de-ano O reforço pode não intimidar um invasor, mas inibirá ações de arrombamento. O próprio modelo das portas,janelas e grades pode favorecer um arrombamento. Quanto mais visível e frágil for, mais suscetível estará, portanto, para quem vai ficar muito tempo fora é interessante prever a troca dos acessos mais fáceis por peças resistentes e protegidas. Se a viagem for curta, basta complementar com cadeados ou grades as entradas que dão acesso ao imóvel.

Não divulgue suas férias

redes-sociais-ferias-fim-de-ano Com a alta exposição nas redes sociais é muito fácil saber onde as pessoas estão em tempo real. Mesmo que pareça ter controle as informações se espalham com rapidez, e muita gente fica na espreita dessas informações. Evite divulgar sua viagem antes e durante o passeio, assim menos pessoas saberão da sua saída.

Verifique os pontos fracos da casa

evitar-ivasoes-casa-fim-de-ano Faça uma análise geral e identifique quais os pontos fracos do espaço. Se a iluminação é fraca, se a vizinhança é distante, os portões e muros são facilmente burlados, existem muitas árvores ou objetos que atrapalham a visibilidade em volta, entre outros. A partir dessa análise você conseguirá priorizar as ações possíveis certas para proteger a residência quando estiver fora.

Mais dicas para manter a segurança durante a viagem de férias:
  • Cancele serviços de entrega no endereço enquanto estiver fora
  • Peça para familiares ou alguém próximo verificar regularmente a casa se a viagem for longa
  • Não deixe chaves perto de entradas e portas ou outros “esconderijos” fora da casa
  • Afaste objetos de valor das portas, janelas ou qualquer abertura que dê acesso interno a casa.
  • Evite deixar o estacionamento ou garagem vazios. Peça para alguém estacionar no seu lugar.
  • Deixe as cortinas fechadas em todos os cômodos.

 

Por que não morar com segurança?

Confira os últimos lançamentos de condomínio fechado e aproveite as oportunidades!

Escrito por Equipe Atual Imobiliária