Está demorando demais para sair a casa própria? Nem todo mundo sabe quanto tempo demora para tudo estar em ordem. E um dos argumentos mais usados contra o financiamento diz justamente respeito a isto. Mas você sabe o por que desse tempo todo?

Quanto tempo leva?

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Credito Mobiliário e Poupança (ABCEIP), o tempo médio para a liberação nas instituições financeiras é de até 40 dias. Em casos mais extremos, o prazo pode chegar a três meses. Boa parte das construtoras costuma dar prazos de 30 a 60 dias. O tempo é contado a partir da emissão do habite-se do imóvel.

Caso não consiga a liberação neste período, o comprador pode pagar multas de 1% ao mês à correção de preço pelo índice geral de preços e mercados (IGP-M). Já quem  busca um imóvel usado pode perder o negocio, caso o financiamento demore para ser liberado. Isto, claro, a depender da instituição financeira e a urgência do vendedor em vender o imóvel.

Por que financiamento demora tanto tempo?

A grande maioria dos gestores de bancos não sabe dizer, qual o prazo médio que o comprador leva pra obter um financiamento imobiliário. Eles apenas consideram  o tempo médio do processo na sua instituição financeira. O que não leva em conta o prazo para obtenção de toda a documentação necessárias. Enquanto algumas oferecem a aprovação de crédito no mesmo dia, outras liberam  o financiamento somente após 18 dias. Estes prazos exigem que a documentação do comprador e do vendedor esteja em ordem. Caso existam erros ou haja a necessidade de documentos adicionais, o prazo provavelmente ficaria maior.

O que fazer para acelerar o processo

Procure um cartório: o prazo de emissão  do contrato dos bancos pode ser drasticamente reduzido. O comprador pode procurar um cartório, fazer uma escritura pública e registrar o imóvel em um tabelião de notas. Isso porque  o serviço prestado por ele pode ser muito mais rápido e barato do que o oferecido pelos bancos. Além disso, os contratados feitos pelas instituições financeiras podem ter problemas jurídicos. Geralmente levam o cartório a exigir a correção do documento, atrasando ainda mais a liberação do financiamento. No cartório, o comprador poderá receber o contrato e o registro do imóvel em um prazo que varia entre cinco e dez dias úteis.

Tenha crédito aprovado no banco: caso não opte pelo cartório, o comprador precisa primeiramente ter crédito aprovado. Mas para isso, ele deve apresentar os documentos pessoais que comprovem sua renda, histórico de crédito e, em alguns casos, a renda de seus parentes. As instituições financeiras normalmente aprovam o crédito rapidamente, mas este processo pode levar uma semana ou até mais.

Peça informações: o comprador também deve pedir o máximo de orientações possíveis ao banco  e ao cartório. Tanto para fornecer a documentação correta quanto se informar se há a necessidade de entregar documentos mais específico. A migração de financiamento entre bancos, e o uso do FTGS na comprado imóvel, envolve informações sigilosas. O comprador deve fornecer dados precisos. Qualquer erros exigirá que o comprador refaça toda essa etapa, o que pode dobrar o tempo para liberação do financiamento.

A burocracia envolvendo o financiamento de imóveis pode atrasar a entrega, mas é um processo necessário. Assegura não somente a segurança da instituição bancária, como toda a idoneidade do processo. Você pode optar por uma consultoria quanto a isto, e a Atual Imobiliária está à disposição para tirar suas dúvidas.

Referências:

Rorato Imóveis 

Escrito por Equipe Atual Imobiliária