A segurança e garantia fazem toda a diferença ao negociar um imóvel e a fiança é a opção preferível pelos locadores ou intermediários do aluguel, mas nem sempre é possível contar com alguém que possa abraçar a responsabilidade de fiador no momento.

O fiador é uma peça importante, pois ele garantirá ao proprietário do imóvel que os custos serão arcados até o final do contrato independente das eventualidades com o locatário, por exemplo, ficar desempregado.

Porém essa não é a única maneira de proteger o imóvel. É possível concretizar o aluguel sem fiador de maneira segura para ambas as partes, basta que o locador e o locatário estejam dispostos a não perder a chance de negociar.

Existem outras garantias eficientes previstas em lei que permitem a segurança e estabilidade prevista no contrato.

Conheça as mais utilizadas:

  • Pagar o aluguel com antecedência

aluguel-com-antecedencia

Esse tipo de acordo é previsto em lei, bastante utilizado na região. Muitos proprietários preveem a dificuldade de encontrar um fiador em alguns casos e por isso exigem pagamento adiantado da mensalidade do aluguel. Podem ser acordados entre locador e locatário o adiantamento de uma ou mais parcelas, e é importante lembrar que isso precisa estar previsto em contrato, para isto, a locação deverá estar sem nenhuma das modalidades de garantias previstas da lei.

 

  • Utilizar um fundo de investimento para financiar

fundo-de-investimento-imoveis

É previsto em lei que se você tiver dinheiro aplicado em fundos de investimento, poderá utilizá-lo como garantia. Nesse caso, o locador poderá utilizar suas cotas do fundo, caso hajam pendências com o pagamento do aluguel. O locador poderá optar por manter o investimento ou resgatar o valor para quitar a dívida, segundo a regra do fundo.

 

  • Fazer um seguro-fiança

seguro-fiança-imoveis

O seguro-fiança pode cobrir não só os alugueis, mas também multas de atraso, danos no imóvel, IPTU ou taxa de condomínio. Você terá que pagar ao seguro, como em qualquer outro, e não será reembolsado depois. A empresa responsável será escolhida pelo locatário, e será necessária uma análise de crédito para saber o histórico do contratante e assim permitir o contrato.

 

  • Negociar uma Caução

caucao-financiar-imoveis

Nesse procedimento você irá pagar o aluguel normalmente, mas terá que depositar um valor equivalente em média a 3 vezes o do aluguel em uma conta conjunta ao locador. O dinheiro será devolvido ao final do contrato se o aluguel estiver em dia. Pode entrar como garantia não só o valor, mas um imóvel, ou carro registrado pelo locatário podem ser entregues ao locador caso o pagamento mensal não seja cumprido.

 

O que mais é preciso saber antes do aluguel?

A parte burocrática pode se tornar bem mais simples quando contamos com orientações básicas antes do processo e para ajudar a tornar o aluguel bem mais sólido e seguro, preparamos um Guia com dicas essenciais para saber antes de alugar.

Confira:

atual-guia-locacao

Clique e receba seu Guia de Locação

Escrito por Equipe Atual Imobiliária