A casa própria é o principal sonho de muitos brasileiros, que por falta de planejamento o consideram difícil ou até impossível de realizar.

Com as facilidades disponíveis atualmente a aquisição de um imóvel ficou prática e facilitada para qualquer perfil de pessoa. Condições especiais de lançamentos, financiamento imobiliário, FGTS, entre outros mecanismos tornam possível a compra de uma casa ou apartamento, mas o planejamento pessoal (especialmente o financeiro) é indispensável para anteceder o processo.

 

Planejamento é o primeiro passo!

planejamento-casa-propria

Comece delimitando o seu prazo de mudança. Dependendo do nível de urgência você poderá escolher com mais cautela o tipo certo de imóvel, que pode ter influência direta no preço. Com um prazo maior pode ser possível optar por um imóvel mais espaçoso, ou escolher uma localização mais apropriada, conferir os lançamentos de imóveis na planta, etc. Para um prazo mais curto é necessário um cuidado especial. Praticidade e segurança são as palavras de ordem e contar com o auxilio de um corretor é fundamental.

 

  • Com uma simulação fica ainda mais fácil focar no investimento

Você pode, desde o inicio fazer uma simulação e ter uma base sobre os gastos, parcelas, e condições possíveis. Essa simulação serve para te ajudar com a escolha do imóvel e com as economias financeiras para os próximos dias.

 

Alimente a poupança com uma frequência definida

poupanca-comprar-casa-propria

Provavelmente muitas parcelas virão e terão que se adequar aos seus gastos mensais, por isso preparação é fundamental. Com uma verba extra, pelo menos inicialmente será mais fácil conciliar as despesas, além disso, um bom valor de entrada irá reduzir as parcelas posteriores. Se uma quantia extra fica livre todo o mês faça um acordo com você mesmo e se comprometa a manter essa parte na poupança sem mexer até ter uma verba conveniente.

 

Imóvel novo, usado, ou na planta?

imovel-novo-usado-comprar-casa-propria

Talvez você ainda não tenha uma decisão concreta, mas é interessante já ter uma base do que quer levando em consideração seus interesses, poder aquisitivo e todos os fatores relacionados a sua rotina desde a mudança até os futuros passos.

Um imóvel usado pode precisar de reformas, mas também poderá vir com peças e móveis fixos já instalados, um imóvel na planta é um investimento em longo prazo e poderá oferecer condições mais flexíveis de pagamento.

 

Corte gastos estrategicamente

cortar-gastos-comprar-casa-propria

Para quem não tem uma quantia de dinheiro disponível, rever a relevância dos gastos é um fator importante. Procure economizar ao máximo com gastos fixos, por exemplo, no aluguel atual, nas contas de energia, água ou internet.

Nem sempre será necessário abrir mão de sair ou comer fora, mas é importante rever a relevância e frequência desses gastos. Uma solução é abrir mão de viagens e shows muito constantes ou mesmo dos Fastfoods diariamente e pequenos gastos com o cartão de crédito que podem apresentar risco para a economia.

Escrito por Equipe Atual Imobiliária