Conheça os riscos que o aluguel direto pode oferecer!

Muitas pessoas optam por realizar um aluguel diretamente com o proprietário do imóvel por acreditarem que essa é uma maneira mais rápida e economia de fechar negócio. A falta de experiência talvez leve a esse pensamento assim como pode levar a grandes prejuízos no fim das contas.

A opção mais segura ainda é procurar por uma boa imobiliária para intermediar o negócio e evitar dores de cabeça. Com o intermédio dela seus direitos de inquilino estarão garantidos por lei e as chances de ter prejuízo no negócio são praticamente inexistentes. Para mostrar a importância de fazer um bom negócio listamos abaixo 4 riscos bastante recorrentes de alugar diretamente com o locatário.

  1. Mau relacionamento entre proprietário e inquilino.

Desavenças com o Locatário

Existem chances de encontrar um bom locatário que se preocupe com sua estadia e com as condições do imóvel. Assim como não existe garantia alguma que o locatário irá cuidar dos seus direitos como o devido. Os proprietários geralmente se consideram com direito total sobre o imóvel e acabam intervindo em modificações e estabelecendo os direitos do inquilino a seu próprio gosto.

 

  1. Reajuste no valor do aluguel.

Reajuste Aluguel

O reajuste de preços é geralmente realizado uma vez ao ano, no entanto, não podem existir garantias num negócio sem contrato. Muitos proprietários acabam se aproveitando da situação para cobrar altos valores e não respeitar o intervalo permitido para o reajuste (12 em 12 meses). Essa é um a situação desconfortável e típica do aluguel direto. Só uma empresa credenciada para intermediar o aluguel pode evitar o ocorrido!

 

  1. Cobrança de taxas indevidas.

Taxas Indevidas Aluguel

O aluguel direto dá ao proprietário o direito de cobrar taxas que não condizem com os deveres do inquilino. Além do aumento do valor no aluguel, taxas como valor do IPTU podem surgir ao longo do tempo sem serem previamente combinadas e acabar lhe pegando de surpresa. Num contrato adequado esse tipo de situação é inexistente já que todos os valores são combinados e acordados entre as partes no ato de contratação.

 

  1. O estado do imóvel.

Como garantir que o imóvel estará num bom estado para residir? Muitas informações podem ser omitidas quando não há um acordo legal como garantia. Prejuízos nas instalações da casa são fatores que levam a frustrações como tempo. Talvez o imóvel esteja em perfeito estado aparentemente, mas as instalações internas podem estar danificadas e você fechará um negócio que vai ter trazer muito prejuízo.

 

Para facilitar ainda mais o processo de locação, baixe gratuitamente nosso Guia especial de locação e garanta uma boa negociação!

Deseja alugar com praticidade e segurança? Temos a solução ideal para você! Converse com um de nossos corretores e garanta o melhor negócio para você!

 

Endereço: Avenida Noide Cerqueira, 5550 – SIM, 44085052, Feira de Santana

Telefone: (75) 3622-0022

WhatsApp: (75) 99999-0075

Escrito por Equipe Atual Imobiliária