Você já deve ter reparado o quanto é comum ver algum imóvel à venda nas grandes cidades, seja nos centros ou nos bairros mais afastados. E talvez também tenha notado que muitos deles estão justamente à venda por alguma imobiliária. Mas por esta é uma prática tão comum no mercado imobiliário? Existem algumas características que fazem da negociação através de uma empresa experiente e especializada no mercado mais segura e lucrativa.

Qualificação na hora de passar informação

Quando se procura uma empresa ou corretor de imóveis para triangular a negociação de um imóvel, ele se torna um representante legal de você e do seu bem. Por isto, na hora de escolher, deve-se procurar quem entenda do assunto, para que as informações sejam passadas com qualidade. Pode ser que você tenha alguma dúvida ou expectativa que não condiz com o tamanho do imóvel e localização, por exemplo, por isto é importante se informar bastante com quem tem vivência na área.

venda-por-imobiliaria-2

Credibilidade vende

Assim como não é incomum ver casas e apartamentos à venda por imobiliárias, não é difícil ver que alguns estão à venda por mais de uma empresa. A estratégia pode gerar a falsa impressão de que o imóvel será vendido mais rapidamente, mas isto afeta a credibilidade e confiança na hora de fechar negócio. Ao tomar a decisão de vender por uma imobiliária, o melhor a se fazer é fechar um contrato de exclusividade com uma empresa que tenha know how e visibilidade no ramo imobiliário da sua cidade.

Meu imóvel visível

Algumas coisas não podemos fazer sozinhos. Divulgar – e divulgar bem – seu imóvel, seja na mídia de massa ou no meio digital, requer cuidado e atenção especial. Boas fotos do local, planta e descrição detalhadas e utilizar os canais certos de comunicação pode dar bastante trabalho, se resolver fazer tudo sozinho. Nestas horas uma imobiliária é bem mais do que só uma “mão na roda”.

Segurança é importante

Estar seguro, tanto na venda quanto na compra de um imóvel, é importante. Quando à venda por uma imobiliária, as visitas à casa ou apartamento são acompanhadas de um corretor, que possui uma identificação adequada, como um crachá, por exemplo. Não é somente o comprador quem deve exigir segurança da imobiliária, mas também quem direciona a venda do imóvel por uma. Neste caso, ter uma editora salvaguardando seu imóvel é interessante.

Uma boa aparência

Trincas, rachaduras e goteiras são coisas que podem diminuir o valor de mercado do seu imóvel. E pode sair bem caro ter de consertar tudo sozinho. Com a negociação feita por uma imobiliária, fica bem mais prático reparar nestes detalhes desagradáveis.

Documentos em mãos

Credibilidade não se sustenta somente com a marca de uma imobiliária influente no mercado em sua região. Ter os documentos necessários do imóvel, como IPTU, escritura e contas quitadas também passam confiança para o comprador. Lembre-se de ter uma cópia de todos para você, e de deixar também com a imobiliária. Ela precisará apresentar o imóvel da melhor maneira para os potenciais compradores.

Conclusão

Já deu para perceber que não é tão ruim ter seu imóvel posto à venda por uma imobiliária. E que encarar o mercado sem o direcionamento de um profissional de confiança pode ser bem mais trabalhoso. E então, tudo pronto para por seu imóvel à venda?

Referências:

Quebre as Regras

Escrito por Equipe Atual Imobiliária