6 fatores que influenciam no valor do seu imóvel!

A avaliação de um imóvel para venda é um momento decisivo, pois as condições em que ele se encontra vão determinar um valor de mercado para ele, sendo essas condições responsáveis por valorizá-lo ou diminuir significativamente o preço da propriedade.

No post de hoje separamos os principais fatores que interferem no valor do imóvel e podem atrapalhar ou adiantar sua venda!

  • Localização

A localização é um ponto chave na compra de um imóvel. Se o bairro está em crescimento, esse é um bom argumento para convencer o comprador que a propriedade estará bastante valorizada ao passar do tempo. Outro fator decisivo é se a propriedade se encontrar no centro da cidade, ou perto de áreas importantes, como centros comerciais, universidades e escolas, shoppings, vista para o mar, entre outros. Nesse caso existem públicos bem específicos que se interessarão pelo imóvel bem rápido.

  • Segurança

Um fator decisivo para o comprador é a tranquilidade que o lugar pode oferecer. Infelizmente se o local for mal protegido. Os compradores que observam esses fatores provavelmente não optarão por bairros onde a incidência de assaltos e violência são consideráveis. Mas também existem questões na estrutura do local que podem fazer a diferença. Nesse momento, oferecer um imóvel com uma estrutura que compense esse fator, como a instalação de portões automáticos rápidos, chaves com segredos, cofres na instalação, seria uma boa opção para favorecer a venda.

  • Estado de conservação

Cuidar da aparência e conservação do imóvel é fundamental na hora de apresentá-lo para um interessado e esse fator tem uma forte influência sobre o preço. O comprador espera comodidade, mesmo que isso se inclua no valor, portanto é incomum que ele opte por um empreendimento que necessite de grandes ou mesmo uma série de pequenos reparos. Além de atribuir uma boa imagem do imóvel, mantê-lo bem organizado (com a pintura em dia, instalações elétricas e encanações funcionando bem) irá valorizá-lo em relação a outros.

  • Lazer

As opções de lazer são um ótimo atrativo para quem deseja mudar-se. Especialmente se o imóvel for localizado em vilas e condomínios! Disponibilidade na piscina, salão de festas, acesso a academia, parques e playgrounds para as crianças são detalhes que fazem a diferença na escolha. Mesmo que o imóvel não esteja numa propriedade privada as opções oferecidas nas proximidades do bairro também interferem. A área pode ter uma boa opção de restaurantes, clubes, casas de show, shoppings, etc, e esses são lugares supervalorizados atualmente.

  • Infraestrutura

A estrutura da casa também tem participação na valorização do imóvel. Nesse caso podem haver particularidades relacionadas ao perfil do comprador, a presença de elevador, vagas na garagem, quantidade de quartos, acessibilidade e segurança. A posição do sol, a entrada de ar e barulho são pontos que também se enquadram, nesse caso são fatores a serem analisados pelo comprador, considerando o suporte ou não as necessidades dele. Ainda assim, essa pode ser uma análise comparativa. O imóvel pode não condizer em algum dos fatores, mas pode oferecer vantagens que compensem a deficiência dele.

 

São inúmeros os fatores que tem influência relevante na venda do seu imóvel. No entanto, os listados acima são os mais frequentes atualmente. Vale não se esquecer que cuidar das atribuições básicas do imóvel é seu dever para garantir uma boa venda, logo avaliar esses fatores com cuidado faz toda a diferença. Lembre-se que é melhor vender um imóvel com rapidez e segurança pelo preço de mercado que atribuir um preço que não condiz com as condições oferecidas e para garantir um melhor negócio você deverá contar com o auxilio de um especialista em vendas, um corretor imobiliário.

 Quer mais dicas para vender seu imóvel rapidinho? Entre em contato conosco e faremos isso por você! Venda com qualidade, rapidez e sem dor de cabeça com a ajuda da Atual!

Escrito por Equipe Atual Imobiliária