A administração de imóvel nada mais é do que toda atividade de gestão e manutenção feita para um imóvel comercial ou residencial posto para locação, com o objetivo principal de cuidar de todos os aspectos relacionados à propriedade e garantir que ela seja mantida, alugada e gerenciada de forma eficiente e eficaz.

Pensando nisso, trouxemos 10 benefícios da administração de imóveis através de uma imobiliária.

1 – Marketing e localização

Os administradores serão responsáveis por promover o imóvel disponível para locação, através de anúncios e exibição para potenciais inquilinos, e a realização de todo o processo de locação, desde a triagem de candidatos até a assinatura do contrato.

2 – Seleção de inquilinos

Uma parte crucial do serviço é a seleção dos inquilinos. Os administradores irão avaliar a solvência e histórico dos candidatos com o intuito de reduzir ao máximo os riscos de inadimplência e problemas de locação.

3 – Manutenção e reparos

A administração de imóveis garante que a propriedade seja mantida em boas condições. Isso envolve a coordenação de manutenções regulares, reparos necessários e a resolução de problemas emergenciais.

4 – Conformidade legal

Manter-se em conformidade com as leis e regulamentos locais é essencial na administração de imóveis, por tanto os administradores irão garantir que todos os aspectos legais, como contratos de locação e regulamentações de aluguel, sejam seguidos.

5 – Resolução de conflitos

Caso surjam conflitos entre proprietários e inquilinos ou problemas relacionados ao imóvel, a administração atuará como mediadora e buscará as soluções mais apropriadas para resolver o problema.

6 – Prestação de contas mensal ao locador do imóvel

A administradora se responsabiliza por enviar mensalmente ao proprietário do imóvel um demonstrativo com comprovantes de pagamento de todas as contas do imóvel.

7- Acompanhamento das contas de consumo (energia, água, IPTU, gás, condomínio e etc.)

Conforme contrato, o locatário precisa passar a titularidade das contas do imóvel para o seu nome, e a administradora supervisiona mensalmente se as contas do imóvel estão sendo corretamente pagas.

8- Vistoria de entrada e saída do imóvel com armazenamento em arquivo digital.

A administradora será responsável em realizar a vistoria de entrada do imóvel, antes da entrega das chaves ao locatário, registrando com fotos para armazenamento em arquivo digital. No termino do contrato é realizado uma nova vistoria, que acontece após a saída do locatário para verificar as condições atuais e garantir que o imóvel seja entregue nas mesmas condições que o locatário recebeu.

9- Reajustes do aluguel conforme contrato.

O reajuste de aluguel geralmente é estipulado no próprio contrato e pode variar de acordo com as leis locais e as negociações entre locador e o locatário.

Existem diferentes métodos de reajustes de aluguel, sendo os mais comuns:

  • Reajuste anual
  • Reajuste com base no IGP-M
  • Reajuste com base no IPCA
  • Reajuste por acordo.

10 – Assessoria jurídica, caso necessário.

   A administradora disponibiliza assessoria jurídica em casos como:

  • Resolução de disputas
  • Despejo
  • Defesa jurídica
  • Negociação de termos

A administração de imóvel é um serviço completo que alivia os proprietários das responsabilidades cotidianas associadas a gestão das suas propriedades oferecendo eficiência, conveniência e tranquilidade, permitindo que os proprietários desfrutem dos benefícios do investimento imobiliário sem as complexidades e complicações que podem surgir e ao lidar diretamente com inquilinos e manutenção de propriedades.

Administre seu imóvel conosco!

Escrito por Equipe Atual Imobiliária