Taxa Selic 2018

SELIC é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Esse é um dos indicadores econômicos mais importantes para o mercado financeiro.

Tire suas dúvidas e entenda porquê:

 

O que é a Taxa Selic?

A Selic é a taxa básica de juros. É um índice de base para o cálculo de todas as outras taxas cobradas por bancos no Brasil.

 

Para que serve?

taxa-selic-para-que-serve

A taxa é utilizada em empréstimos feitos entre bancos e em aplicações realizadas por eles em títulos públicos federais. A taxa Selic é o termômetro do mercado. Quando ela aumenta, as compras tendem a cair e os preços tendem a baixar.

 

Porque a Taxa Selic muda? (aumenta e diminui)

taxa-selic-muda

O aumento da Taxa Selic é uma alternativa para o governo conseguir frear a inflação. Com o aumento das taxas de juros, as pessoas tendem a comprar menos e assim o mercado é obrigado a diminuir os preços para não prejudicar o consumo.

Em contraponto, a diminuição da taxa é utilizada também para impulsionar o consumo, já que é mais interessante movimentar o dinheiro em produção que mantê-lo parado por conta das altas no preço.

 

Como pode influenciar na aquisição de um imóvel próprio?

taxa-selic-aquisicao-imovel

O aumento da taxa causa a redução no preço dos imóveis, ainda assim é previsto o reajuste no valor dos financiamentos. Se a Taxa Selic passa de 12% para 15%, por exemplo, a taxa de financiamento também aumentará.  A procura diminui e as taxas de financimento acabam desacelerando.

Se acontece o contrário, a taxa de financiamento também diminui aumentando as chances de adquirir um imóvel.

O aumento da Taxa Selic pode ser favorável aos investidores e para quem pretende comprar a vista. A alta nas taxas e nos valores de financiamento geralmente indicam a redução de preço por parte dos proprietários e mesmo das construtoras, para estimular suas vendas. Assim as chances de encontrar preços atrativos são muito altas para quem deseja pagar a vista.

 

Taxa Selic em 2018

taxa-selic-2018

2018 inicia com clima favorável para quem busca oportunidades de compra. O Banco Central anunciou a queda de juros que pode chegar a te 8 no primeiro trimestre do ano. Essa é uma taxa considerada muito baixa para o histórico brasileiro. A baixa na Selic aliada a recente queda de juros de financiamento habitacional além de aumentar a procura por imóveis implicará na valorização dos preços.

O clima é favorável tanto para o financiamento, quanto para o pagamento a vista.

Escrito por Equipe Atual Imobiliária